Compreender os principais conceitos relacionados à gestão moderna das organizações e ao desenvolvimento regional; Conhecer as principais teorias que embasam o estudo da gestão nas organizações; Identificar novas abordagens relacionadas ao estudo das organizações; Discutir os pressupostos básicos da perspectiva do desenvolvimento regional; Reconhecer a importância das aglomerações produtivas para a promoção do desenvolvimento regional.
- Gerente: Fernando Silva Lima
Compreender o método científico na abordagem quantitativa, utilizando as ferramentas oferecidas pela estatística para o desenvolvimento de pesquisa aplicada nas diversas áreas do conhecimento. Conhecer as principais definições de estatística básica. Diferenciar os tipos de variáveis. Diferenciar os métodos de amostragem. Definir o tamanho da amostra. Interpretar e elaborar gráficos e tabelas. Identificar os principais testes estatísticos inferenciais. Decidir sobre o tipo de teste estatístico mais adequado para o problema de pesquisa. Fazer leitura crítica de resultados de artigos científicos. Desenvolver capacidades para a produção e interpretação de instrumentos estatísticos quantitativos utilizados no cotidiano da pesquisa acadêmica e do mercado profissional
- Professor: Gesivaldo dos Santos Silva
Aprimorar domínio do uso da língua portuguesa em termos de recepção e produção de 10
textos; refletir analítica e criticamente sobre a linguagem como fenômeno social,
histórico, cultural, político e ideológico; aprimorar domínio da comunicação escrita
quanto à coerência e coesão textuais, bem como clareza e correção da linguagem, do
ponto de vista da norma culta; analisar e interpretar textos a partir de uma visão crítica;
planejar e produzir textos acadêmicos.
- Professor: Duana Ravena dos Santos Vieira
Conhecer os fundamentos, métodos e técnicas de análise presentes na produção do
conhecimento científico. Compreender as fases de elaboração e desenvolvimento de
pesquisas e trabalhos científicos. Elaborar e desenvolver projetos de pesquisa e
trabalhos científicos obedecendo às orientações e normas vigentes nas IES e na ABNT.
- Professor: Gilberto dos Santos Martins