
Analisar os diferentes processos educativos e de gestão nas instituições escolares e não escolares, enfocando a trajetória histórica da
Gestão e sua evolução na perspectiva da gestão democrática, analisando a importância do papel do Gestor, limites e as possibilidades
de construção de ações educativas em diferentes instituições e grupos sociais.
- Professor: Alexandre Viana Verde

Analisar os aspectos teórico-metodológicos inerentes a formação de professores na Educação Profissional e Tecnológica, articulando as correlações entre
pesquisa, inovação tecnológica e extensão como princípios educativos, bem como as compreensões sobre a integração curricular, interdisciplinaridade e
o processo de ensino e aprendizagem na EPT, na perspectiva da construção dos saberes-fazeres docentes e práxis pedagógica.
- Professor: Antonio Jose Araujo Lima

Analisar os fundamentos teóricos da avaliação educacional, visando a compreensão dos conceitos e princípios avaliativos e identificação das funções,
modalidades, instrumentos e propósitos da avaliação, na perspectiva de uma prática avaliativa coerente com o sistema educativo.
- Professor: Marconi de Jesus Santos

Analisar os fundamentos teóricos do planejamento educacional e suas relações entre teoria e prática, na discussão de temas
pertinentes à prática pedagógica, identificando os níveis de planejamento educacional e de ensino, para a compreensão da elaboração da
organização do trabalho docente.
- Professor: Marilia Carvalho Teles

Conhecer as contribuições da Sociologia e da Antropologia para pensar a relação entre sociedade e educação em seu contexto social, histórico e cultural.
- Professor: Thiago Coelho Silveira

Compreender as bases conceituais da educação profissional e tecnológica enquanto modalidade de educação que visa a emancipação dos sujeitos.
- Professor: Elen de Fatima Lago Barros Costa

Analisar as abordagens epistemológicas e metodológicas da Didática na formação docente, relacionando teoria e prática, na discussão de temas pertinentes
ao desenvolvimento profissional, constituição da identidade e saberes pedagógicos inerentes ao processo de ensino e aprendizagem.
- Professor: Waldirene Pereira Araujo
