Discutir os princípios da disciplina com a finalidade de torna-los de fácil compreensão e apreensão, desenvolvendo-se a habilidade dos futuros licenciados de discorrer sobre estes assuntos nos cursos de nível médio, bem como desenvolver atividades práticas ou de sala de aula no universo deste conteúdo.

Unidade I: 12/08/2024
Unidade II: 24/08/2024
Unidade III: 07/09/2024
Unidade IV: 21/09/2024
Avaliação Regular (Presencial): 19/10/2024
Avaliação de Recuperação: 09/11/2024
Avaliação Final: 09/11/2024

Apropriar-se da linguagem e conceitos de limite, derivada e integral para construção/produção de conhecimentos na área de formação.

Unidade I: 12/08/2024
Unidade II: 24/08/2024
Unidade III: 07/09/2024
Unidade IV: 21/09/2024
Avaliação Regular (Presencial): 19/10/2024
Avaliação de Recuperação: 09/11/2024
Avaliação Final: 09/11/2024

Desenvolver a competência de leitura de textos em língua inglesa para perceber a língua como veículo de comunicação, informação e expressão no âmbito acadêmico, profissional e cultural.

Unidade I: 24/08/2024
Unidade II: 07/09/2024
Unidade III: 21/09/2024
Avaliação Regular (Presencial): 19/10/2024
Avaliação de Recuperação: 09/11/2024
Avaliação Final: 09/11/2024

Compreender a origem e o desenvolvimento histórico da sociologia, analisando a educação como um fenômeno social a partir de suas múltiplas relações político-econômicas e culturais.

Unidade I: 05/10/2024
Unidade II: 19/10/2024
Unidade III: 02/11/2024
Unidade IV: 16/11/2024
Avaliação Regular (Presencial): 07/12/2024
Avaliação de Recuperação: 21/12/2024
Avaliação Final: 21/12/2024

Proporcionar ao educando uma visão geral e contemporânea de química inorgânica descritiva e focar nos aspectos relevantes das propriedades químicas dos elementos dos blocos "s e p" da tabela periódica, tornando o educando capaz de propor padrões e tendências de reatividade, estrutura e propriedades destes elementos e seus compostos.

Unidade I: 05/10/2024
Unidade II: 19/10/2024
Unidade III: 02/11/2024
Unidade IV: 16/11/2024
Práticas de laboratório: 07/12/2024
Avaliação Regular (Presencial): 07/12/2024
Avaliação de Recuperação: 21/12/2024
Entrega dos relatórios até 20/12/2024
Avaliação Final: 21/12/2024


Refletir sobre ensino de Química no Ensino Fundamental através da disciplina Ciências com vista à compreensão do cenário educacional do estado e contribuição para a formação profissional.

Unidade I: 19/10/2024
Unidade II: 02/11/2024
Unidade III: 16/11/2024
Avaliação Regular (Seminários online): 02 a 06/12/2024
Avaliação de Recuperação (Seminários online): 09 a 13/12/2024
Avaliação Final (Seminários online): 09 a 13/12/2024

Proporcionar a inter(ação) dialógica entre o IFMA e escola (propiciando estudo, planejamento e realização de ações), contribuindo com a formação humana e social dos participantes em atividades extensionistas, considerando questões que envolvam direitos humanos, meio ambiente, inclusão, respeito às diferenças, como às diferenças culturais, as questões de gênero e étnico-racial.

ETAPA I: 12/08/2024
ETAPA II: 16/09/2024
ETAPA III: 11/11/2024