Analisar os aspectos teórico-metodológicos inerentes a formação de professores na Educação Profissional e Tecnológica, articulando as correlações entre pesquisa, inovação tecnológica e extensão como princípios educativos, bem como as compreensões sobre a integração curricular, interdisciplinaridade e o processo de ensino e aprendizagem na EPT, na perspectiva da construção dos saberes-fazeres docentes e práxis pedagógica.

Analisar os diferentes processos educativos e de gestã o nas es escolares e o escolares, enfocando a ria rica da Gestã o e sua o na perspectiva da o tica, analisando a ncia do papel do Gestor, limites e as possibilidades de construçã o de es educativas em diferentes es e grupos sociais.

Analisar os fundamentos teóricos da avaliação educacional, visando a compreensão dos conceitos e princípios avaliativos e identificação das funções, modalidades, instrumentos e propósitos da avaliação, na perspectiva de uma prática avaliativa coerente com o sistema educativo.

Analisar os fundamentos teóricos do planejamento educacional e suas relações entre teoria e prática, na discussão de temas pertinentes à prática pedagógica, identificando os níveis de planejamento educacional e de ensino, para a compreensão da elaboração da organização do trabalho docente.

Conhecer as contribuições da Sociologia e da Antropologia para pensar a relação entre sociedade e educação em seu contexto social, histórico e cultural.


Compreender as bases conceituais da educação profissional e tecnológica enquanto modalidade de educação que visa a emancipação dos sujeitos.


Analisar as abordagens epistemológicas e metodológicas da Didática na formação docente, relacionando teoria e prática, na discussão de temas pertinentes ao desenvolvimento profissional, constituição da identidade e saberes pedagógicos inerentes ao processo de ensino e aprendizagem.